Prefeitura de Tubarão prepara lançamento da Rota Termas da Guarda
Foto: Divulgação PMT

Considerada a cidade mais hospitaleira do país, segundo usuários da plataforma Airbnb, Tubarão lança nesta semana, em parceria com o Sebrae/SC, a Rota Termas da Guarda. O destino será apresentado oficialmente na Festuris, a maior feira de turismo da América Latina, que acontece de 4 a 7 de novembro, em Gramado, na Serra gaúcha.

A Rota Termas da Guarda é resultado do projeto Tubarão é Mais, idealizado pela prefeitura e Sebrae/SC. O movimento atua na retomada econômica de micro e pequenos negócios da Cidade Azul, afetados pela pandemia do novo coronavírus nos segmentos de agricultura, artesanato, comércio varejista, gastronomia, inovação e turismo.

“O roteiro vem sendo estruturado há um ano dentro do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com a participação ativa do empresariado local. O objetivo é evidenciar um grande atrativo de Tubarão, pouco conhecido até mesmo na região: a água termal. Temos a quarta melhor fonte de água termal do mundo e a segunda melhor do país, com alto poder de cura e comprovada eficácia à saúde”, afirma a analista de turismo da Prefeitura de Tubarão, Josiane Linhares.

As águas hidrominerais da Rota da Termas da Guarda possibilitam banhos relaxantes e prazerosos, além de atividades terapêuticas, esportes e lazer em meio à natureza. Também integram o roteiro experiências com a ruralidade e o contato com a arte, a cultura e a história de Tubarão.

“Listamos 15 atrativos com a proposta de agregar valor e desenvolver turisticamente o município. Para isso, também vamos investir em infraestrutura, com a construção de uma ponte para ligar às margens direita e esquerda das Termas da Guarda e ampliar o acesso à localidade. Com a estruturação de um complexo na rota, a ideia também é atrair novos investimentos para o município”, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Tubarão, Giovani Bernardo.

Primeiro produto turístico da história de Tubarão

Organizada de forma a integrar todo o potencial turístico de Tubarão, a Rota Termas da Guarda pode ser considerada o primeiro produto turístico da história do município.

“Temos um grande potencial turístico, mas precisamos que a população em geral tenha conhecimento e pertencimento dessa vocação. O turismo é uma atividade que gera grande desenvolvimento econômico, pois atrai dinheiro novo e impulsiona o setor de serviços”, ressalta o prefeito Joares Ponticelli.

Fortalecimento do turismo regional

Parceiro das ações de turismo em Tubarão, o Sebrae/SC defende a estruturação de roteiros locais para posterior ampliação em nível regional.

“A ideia é organizar produtos turísticos em alguns municípios estratégicos para dar sustentação a um grande roteiro Sul catarinense. Nesse sentido, a Amurel se destaca, pois tem trabalhado já algum tempo na formatação de novos produtos com a consultoria técnica do Sebrae”, comenta a gestora regional de turismo do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

A Rota Termas da Guarda está localizada na Região Turística Encantos do Sul, entre a Serra e o Litoral Sul catarinense. Integra ainda a Rota Encantos da Encosta, formada pelos municípios de Gravatal, Lauro Müller, Nova Veneza, Orleans, São Martinho e Urussanga. Em um raio de aproximadamente 100km, a rota une o frio das paisagens montanhosas da Serra à terapia das águas termais, interligando-se ainda com a Rota da Baleia Franca, que compreende Laguna, Imbituba e Garopaba, também pertencente à Região Encantos do Sul.

Benefícios da água termal

A água termal de Tubarão possui temperatura de 37º na fonte e é considerada a quarta mais radioativa do mundo e a segunda do Brasil. Apresenta diversos benefícios à saúde em banhos de imersão e tratamentos à base de lama medicinal. Além de proporcionar banhos relaxantes e prazerosos, possui alto poder de cura e comprovada eficácia no tratamento de reumatismos, cálculo renal, circulação, hipertensão, stress, úlceras, entre outras doenças. Também estimula a atividade celular e possui ação sedativa.