Projeto para tornar Tubarão a Capital Catarinense do Turismo Ferroviário é apresentado na Alesc

Com o objetivo de transformar Tubarão na Capital Catarinense do Turismo Ferroviário, um projeto de Lei de autoria do Deputado Estêner Soratto, foi apresentado nesta terça-feira (02), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

A proposta visa fomentar o desenvolvimento econômico e turístico da região, aproveitando o potencial histórico e cultural ligado à ferrovia.

No final do século XIX, Tubarão passou por transformações que impulsionaram seu desenvolvimento econômico, como a urbanização da área central e a chegada de imigrantes europeus. A inauguração da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina em 1884 foi um marco, conectando a cidade a outros locais e gerando desenvolvimento. A atividade ferroviária tornou-se símbolo da época e contribuiu para a prosperidade de Tubarão, especialmente após a instalação das oficinas centrais e da fundição em 1906. O Museu Ferroviário de Tubarão, fundado em 1997, preserva essa história com máquinas a vapor, vagões e documentos. O Passeio Turístico Ferroviário Trem da História, realizado em máquina a vapor, também revigora essa história e impulsiona o turismo regional, beneficiando mais de trinta municípios. O reconhecimento de Tubarão como Capital Catarinense do Turismo Ferroviário potencializará ainda mais esse setor, destacando-o nacionalmente.

Soratto acredita que a aprovação do projeto é fundamental para valorizar a história e atrair mais visitantes para a região. “Como tubaronense, tenho um orgulho imenso da história ferroviária de nossa cidade e do potencial que ela tem para impulsionar o turismo e o desenvolvimento econômico local. O projeto de lei que apresentei para transformar Tubarão na Capital Catarinense do Turismo Ferroviário é uma oportunidade única para valorizarmos nossa história e atrairmos mais visitantes e investimentos para a região. Conto com o apoio de meus colegas deputados para tornar esse projeto uma realidade”, afirma o Deputado.

O projeto de vai tramitar nas comissões da Alesc e depois será votado em plenário. Para virar lei, a proposta precisa da aprovação dos Deputados Estaduais e da sanção do Governador. Apenas no ano passado, mais de cinco mil pessoas visitaram o Museu Ferroviário. Já nos passeios de Maria Fumaça, foram mais de 12 mil pessoas, de todas as partes do Brasil.