O Rio Parobé, em Laguna, receberá uma limpeza emergencial para a remoção do assoreamento em seu leito. O trabalho será feito desde a cabeceira da ponte até a desembocadura do rio na Lagoa Santo Antônio. A prefeitura lançou edital de licitação para contratação de uma máquina escavadeira hidráulica para a execução do serviço.
A obra paliativa será realizada após a Defesa Civil do Estado emitir um relatório, em caráter emergencial, sobre a situação do rio. O órgão aponta que o local apresenta altos níveis de assoreamento ocasionando risco de inundações que podem atingir os residentes e pessoas que passam pela região.
De acordo com a prefeitura, em vistoria realizada foi possível observar o alto nível de assoreamento da barra do rio Parobé. O local já possui um depósito considerável de sedimentos, impossibilitando e dificultando a passagem de embarcações, bem como contribuindo para inundações da comunidade ribeirinha localizada a montante da foz.
As edificações próximas ao leito do rio, com nível mais baixo, segundo o Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, já sofreram com inundações e tiveram mais de 50 centímetros de cota d’água dentro das residências.