Uma reunião online debaterá parcerias e oportunidades de negócios com o cultivo de ora-pro-nóbis. A planta tem ganhado cada vez mais destaque no país por causa da quantidade de proteínas e nutrientes que contém em suas folhas.
Seus benefícios também despertaram um crescente interesse da indústria alimentícia pelo uso de ora-pro-nóbis como matéria-prima para o preparo de diversos produtos. A espécie também atrai o mercado de produtos orgânicos e agroecológicos.
O evento será realizado por meio da plataforma Google Meet nesta quarta-feira (8), às 19h30. Para participar, basta se inscrever gratuitamente neste link. A iniciativa é promovida pelo Polo de Inovação de Gravatal e a empresa Nutri Fits, que atua com produtos derivados de ora-pro-nóbis. O encontro será ministrado pelo engenheiro agrônomo Julio de Souza e pelo diretor administrativo Leonardo Garbeloto, ambos da Nutri Fits.
Sobre a planta
Apelidada de carne de pobre, a ora-pro-nóbis é considerada uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) e apresenta um elevado teor de proteína e minerais, especialmente cálcio e ferro. Entre seus benefícios, ela ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele e das células, é aliada do bom funcionamento do intestino e ajuda a manter e a ganhar massa magra.
A planta pode ser consumida in natura ou como matéria-prima para a elaboração de chás e farinha, por exemplo, que posteriormente podem ser utilizadas como base para o preparo de bolos, tortas e pães. A ora-pro-nóbis é de fácil cultivo, propagação e resistente a mudanças climáticas. Para cultivar em casa, é necessário um espaço que bata luz solar.