Santa Catarina decreta 180 dias de situação de emergência por causa da dengue
Foto: Divulgação

O Governo de Santa Catarina decretou emergência nesta quinta-feira (22), por conta do avanço dengue. A assinatura do documento ocorreu nesta manhã durante uma coletiva, em Joinville. A cidade é a que mais registra mortes pela doença no Estado.

Conforme o documento, quatro motivos levaram Santa Catarina a decretar emergência: 1) elevado número de municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti; 2) aumento de casos prováveis em relação a 2023; 3) registro de óbitos por dengue; 4) risco de colapso no SUS (Sistema Único de Saúde).

O decreto tem validade de 180 dias e possibilita o governo catarinense a angariar mais recursos federais para o combate à dengue em território estadual. A Prefeitura de Joinville já havia decretado emergência na última segunda-feira (19) por conta da doença e entrou em alerta vermelho.

Assinatura do decreto

O ato de assinatura contou com a presença da governadora em exercício Marilisa Boehm, da secretária da Saúde, Carmen Zanotto, do superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi, além do prefeito Adriano Silva e demais autoridades.

Na oportunidade, também foi confirmada mais uma morte por dengue em Joinville. Segundo a prefeitura, a vítima era um idoso de 66 anos, tinha comorbidades e morava no bairro Aventureiro. A morte ocorreu no dia 14 em um hospital da rede pública.