Serviço de Atendimento da CCR completa um ano na BR-101 Sul
Foto: CCR ViaCosteira

Nesta semana o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da CCR ViaCosteira completou um ano desde o início da operação ao longo dos 220 quilômetros da BR-101 Sul/SC. Durante o período, a Concessionária atendeu a mais de 45,5 mil ocorrências na rodovia, uma média de 126 ocorrências ao dia.

Desse total, 15.369 atendimentos foram referentes a panes mecânicas em geral, com média de 42 ocorrências por dia. Em um ano, as equipes socorreram 9.199 veículos com problemas mecânicos, 3.288 ocorrências de pneu furado, 1.324 ocorrências relacionada a pane seca, 574 superaquecimentos de motor, 498 veículos com pane elétrica, e bateria descarregada com 486 ocorrências, além dos 1.080 atendimentos clínicos pela equipe do resgate.

Atendimento 0800

Outro canal de atendimento que também teve início junto com o SAU foi o Disque CCR ViaCosteira, pelo número 0800 255 5550. Neste primeiro ano de operação, o serviço registrou quase 30 mil ligações, com uma média diária de quase 83 chamadas.

Entre os atendimentos mais frequentes estão solicitações de serviços diversos, pedidos de informações, comunicação de ocorrência na rodovia, entre outras situações.

Segundo Diogo Elias Stiebler, gestor de Atendimento da CCR ViaCosteira, toda a experiência acumulada em 20 anos de operação de rodovias pelo Grupo CCR foi trazida para Santa Catarina para oferecer o que há de melhor aos motoristas da região.

“Em nossas contratações focamos a valorização da mão de obra local, que foi treinada de acordo com os padrões de excelência definidos pelo Grupo CCR para todas as suas unidades de negócio. Trouxemos profissionais das várias concessionárias do Grupo para ministrar os treinamentos in loco, multiplicando o conhecimento acumulado e formando novas gerações de colaboradores”, conta Diogo.

Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)

Em operação desde o dia 7 de fevereiro de 2021, o SAU atua 24 horas por dia, todos os dias da semana, gratuitamente. Os profissionais que trabalham à frente desses serviços são acionados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe os chamados e, imediatamente, avisa as equipes mais próximas para que o atendimento ocorra no menor tempo possível.

No total são quatro Bases de Atendimento ao Usuário, duas Bases Operacionais e 19 equipamentos, sendo: seis ambulâncias, das quais duas são UTI’s móveis, cinco guinchos entre leves e pesados, seis viaturas de inspeção de tráfego, dois caminhões para apreensão de animais, dois caminhões de combate a incêndio e duas minis pás carregadeiras para atendimento a incidentes.

As viaturas de inspeção percorrem os 220 km, divididos em trechos, também 24 horas por dia. Se durante o percurso a equipe visualizar qualquer fato incomum na rodovia ou algum usuário necessitando de apoio, eles realizam o primeiro atendimento e ficam à disposição do cliente. 

“Desde que assumimos a concessão da BR-101 Sul em Santa Catarina, iniciamos a transformação da rodovia. O início da operação do SAU talvez seja um dos principais serviços que tornam a CCR ViaCosteira referência de atendimento aos usuários da rodovia. Isso reflete na confiança que o motorista tem em relação à empresa, sabendo que pode contar conosco sempre que precisar”, afirma Diogo.