Nos últimos meses a CCR ViaCosteira, empresa que administra o trecho Sul da BR-101, tem trabalhado na instalação de radares de velocidade. Ao todo são 42 equipamentos entre os 220 km de rodovia, que liga os municípios de Paulo Lopes e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul.
De acordo com o diretor de atendimento da CCR, Diogo Stieblet, o investimento nos radares foi necessário, como forma de conscientizar os motoristas a respeitarem os limites de velocidade. “Em uma rodovia como a BR-101, que tem uma geometria favorável ao desenvolvimento de velocidade por ser muito retilínea, é importante que o motorista esteja sempre atento, para evitar condições de insegurança”, afirma.
Os equipamentos de radar ainda não começaram a operar, pois faltam algumas questões burocráticas antes de tudo ser liberado. Mas segundo a concessionária, a fiscalização deve iniciar até o final deste ano. Quando isso acontecer, os motoristas serão informados.
“Nesse momento a polícia está realizando a inspeção e a avaliação de toda a documentação, para que nos próximos momentos seja iniciada a operação. Os equipamentos já estão prontos para operar, mas ainda não estão. A partir do momento que houver a liberação para o início da operação, a concessionária fará uma ampla divulgação para que todos sejam informados”, finaliza Diogo.