Prefeitura de Tubarão entrega tablets às escolas de educação básica
Foto: Divulgação PMT

A prefeitura de Tubarão entregou nesta quinta-feira (17), 350 tablets para as 14 unidades de educação básica. Cada uma delas ficará com 25 aparelhos, e cada tablet ficará de maneira permanente na escola para as atividades determinadas e supervisionadas pelos professores.

A entrega simbólica foi feita na Sala de Atos, com a diretora de cada escola recebendo um aparelho. Os outros 24 tablets serão retirados posteriormente na Fundação Municipal de Educação.

“Os benefícios são múltiplos, pois o objetivo é incluir os alunos no mundo digital. A tecnologia tem um efeito devastador nos empregos e um exemplo disso é a própria pandemia e aqueles que estavam incluídos digitalmente não perderam seus empregos, pois puderam trabalhar a partir das suas casas, enquanto aqueles que não tiveram essa oportunidade acabaram perdendo seu emprego. Nossa intenção é colocar esse mundo de possibilidades ao alcance dos nossos estudantes”, comenta o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva.

Para as escolas, a doação vem em um bom momento, para que o aprendizado seja ainda melhor. “A gente vê a preocupação em estar sempre levando para os nossos alunos, as melhores estratégias e ferramentas para que a educação tenha a melhor qualidade. A nossa intenção enquanto rede é que a educação municipal seja um destaque”, afirma a gestora da EMEB Profª Maria Emília Rocha, Carla Machado.

Para a aquisição dos aparelhos a prefeitura utilizou recursos próprios e emenda parlamentar do deputado estadual José Milton Scheffer, que participou do ato de entrega.

O prefeito Joares Ponticelli reforça a necessidade da utilização da tecnologia no ambiente escolar, e afirma que esse uso, durante a pandemia, deixou importantes lições.

“Passamos um longe período em aulas virtuais, saímos do presencial para o virtual e sentimos a dificuldade disso, o quanto os alunos precisavam de equipamentos. Foi quanto sentimos a necessidade de oferecer esses equipamentos não como instrumento principal do processo educativo, mas como ferramento adicional e complementar. Também é mais uma forma de aperfeiçoar esse processo e elevar a qualidade do Ensino nas escolas”, afirma.