Tubarão vai criar atlas da violência contra mulheres, crianças e adolescentes
Foto: Divulgação PMT

Tubarão vai criar o Atlas da Violência contra as Mulheres, Crianças e Adolescentes no município. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o conjunto de pessoas interessadas em participar da elaboração de políticas públicas para esse grupo. A lei que cria o atlas foi sancionada pelo prefeito Joares Ponticelli (PP) na tarde desta quarta-feira (17).

A assinatura do documento aconteceu na Câmara de Vereadores durante a roda de conversa “Você Não está Sozinha”, evento sobre direitos e segurança da mulher por ocasião do Agosto Lilás. A roda de conversa foi uma iniciativa da Câmara de Vereadores, Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Procuradoria da Mulher do legislativo.

A proposta de criação do atlas foi apresentada pela vereadora Luciane Tokarski (Republicanos) no início deste ano e aprovada no legislativo municipal em agosto.

Pelo texto, os casos de violência atendidos ou efetivamente reconhecidos pelas Fundações de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, além da Secretaria de Segurança, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) serão agrupados em uma página especial no Portal da Transparência.

“Essa é uma iniciativa muito importante, pois esse atlas vai nos fornecer mais números e mais informações que vão nos permitir tomar as decisões mais adequadas quanto às políticas públicas desse tema. E esse esforço tem de ser de todos, da sociedade como um todo, em favor da redução da violência contra a mulher, crianças e adolescentes não só de Tubarão, mas do mundo inteiro”, destacou o prefeito.