Tubarão deve criar atlas com dados de violência contra mulheres, crianças e adolescentes
Foto: Ilustrativa

Foi apresentado nesta semana, na Câmara de Vereadores de Tubarão, um projeto de lei que cria o Atlas da Violência Contra a Mulher, Crianças e Adolescentes no âmbito municipal. De acordo com a justificativa da proposta, o objetivo é ampliar o conjunto de pessoas interessadas em participar da elaboração de políticas públicas para esse grupo.

“Nossas secretarias e fundações atendem, diariamente, inúmeros casos de violência contra às mulheres, crianças e adolescentes. São dados que todos precisam ter conhecimento, fácil acesso. Tenho convicção que vamos ter resultados positivos quando disponibilizarmos esses dados para a população”, defende Luciane Tokarski (Republicanos), autora do projeto.

Pelo texto, os casos de violência atendidos ou efetivamente reconhecidos pelas Fundações de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, além da Secretaria de Segurança, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) serão agrupados em uma página especial no Portal da Transparência.

“Será um meio de fácil acesso e entendimento, algo bem didático. Ter esses dados estatísticos é essencial para a elaboração de políticas públicas ou mesmo reforçar as já existentes”, conclui Luciane.

Agora, o projeto seguirá os trâmites da casa legislativa, onde será apreciado pelas comissões competentes e depois poderá ser votado em plenário.