O Ministério da Saúde lançou, na última sexta-feira (23), a nova versão da Caderneta Nacional de Gestante, em São Ludgero. O evento tem sido promovido em algumas cidades do país. Na região, o ato foi realizado nas instalações da ESF Sezefredo Philippi (Margem Esquerda) e e teve a participação de algumas gestantes do município.
O evento contou ainda com a presença do secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, e da diretora de Saúde Materna e Infantil, Lana de Lurdes Aguiar Lima. Autoridades municipais, convidados e profissionais que integram a Secretaria da Saúde do município também estiveram na solenidade.
São Ludgero, ao lado de Santa Rosa de Lima, são as cidades da região que estão entre os 40 municípios brasileiros que receberam a nota máxima em indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Por isso, o município foi incluído no roteiro de lançamento da caderneta.
“São Ludgero está entre um seleto grupo de cidades do Brasil com nota 10 e temos a alegria e satisfação de evidenciar os municípios que se destacam. Os nossos parabéns a todos os profissionais que tem brilho nos olhos ao desempenharem suas funções”, reforçou.
A nova versão da Caderneta da Gestante traz orientações sobre alimentação, saúde bucal, trabalho de parto e nascimento. A edição atualizada considera as atuais necessidades das gestantes e dos profissionais de saúde. Mais de 3 milhões de exemplares estão sendo distribuídos aos estados. O valor do investimento nessa ação é de cerca de R$ 5,7 milhões.