Nesta quinta-feira, 17 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação. O Brasil oferece hoje, através do Programa Nacional de Imunizações, 31 vacinas e constantemente esse rol é atualizado. Só este ano, por exemplo, a vacina contra a Covid-19 se tornou parte do calendário básico, a vacina contra a dengue começou a ser aplicada nos adolescentes, e a gotinha contra a pólio foi aposentada, dando lugar ao reforço injetável e o esquema contra o HPV se tornou de dose única.
Para falar sobre a importância dos imunizantes disponíveis à população, a repórter Kauana Mulinari conversou com a Secretária de Saúde de Tubarão. Confira no vídeo.
Desde o ano passado, o Brasil vem aumentando as coberturas das vacinas do calendário básico, mas ainda está longe do ideal. Até setembro, apenas a vacina meningocócica C tinha superado o índice recomendado de 95%. E alguns imunizantes ainda estão com cobertura muito baixa, a dTpa, indicada principalmente para grávidas, por exemplo, foi aplicada em apenas 53% do público-alvo. E menos de 30% dos bebês tomaram o imunizante contra a Covid-19.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.