A equipe da maternidade do Hospital Santa Teresinha (HST), em Braço do Norte, atendeu um caso de extrema gravidade na recepção da unidade na madrugada desta quarta-feira (17). Uma gestante em trabalho de parto avançado chegou ao hospital com o bebê nascendo ainda no carro.
Mayra Santeli Cordeiro, de 22 anos, foi levada por vizinhos até a instituição de saúde. Ela chegou à unidade já em parto pélvico, quando o bebê se encontra na posição contrária ao habitual, ou seja, sentado. O atendimento rápido da equipe da maternidade foi o diferencial nesse caso.
“O bebê já se encontrava há muito tempo nessas condições, estava com circular de cordão e em parada cardiorrespiratória”, explica a enfermeira obstétrica que atendeu o caso, Joice Effting. A equipe médica do pronto socorro iniciou o atendimento do recém-nascido realizando a reanimação e encaminhando ao acolhimento pediátrico e obstétrico.
Mayra e o marido moram no interior de Braço do Norte. Ela contou que viveu momentos angustiantes. “Estava em casa quando senti dores leves, fui ao banheiro e vi que minha bolsa tinha rompido. Fui tomar um banho para vir ao hospital e então constatei que o bebê já estava nascendo”, relatou. A gestante estava grávida de 38 semanas.
O pequeno Ítalo Emanuel Cordeiro Leandro nasceu às 0h48min desta quarta. A mãe e o bebê passam bem.