Gravatal: creches serão fechadas para higienização após casos de mão-pé-boca
Foto: Divulgação/Prefeitura de Gravatal

A partir de quinta-feira (20), as creches de Gravatal serão fechadas por oito dias para higienização. A medida se dá após casos de mão-pé-boca, que já foram registrados em fevereiro, e a prevalência de doenças típicas do inverno como gripe, bronquiolite e outros. 

Segundo a técnica de Vigilância Epidemiológica do Município de Gravatal, Rafaela Zanelato Fernandes, a ação é “prevenir o surgimento de mais casos”, e por isso, as instituições estarão fechadas.

Entre os primeiros sintomas do mão-pé-boca, estão a febre alta, manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe. Essas manchas acabam tendo vesículas branco-acinzentadas presentes, que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas.

Além disso, também surgem pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas palmas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital, mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia. Por causa da dor, surgem dificuldades para engolir e muita salivação. A transmissão se dá através do contato direto entre as pessoas, alimentos e de objetos contaminados, ou com as fezes, saliva e outras secreções.

Não fique de fora do que está acontecendo na sua região, entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC