Matriz de Risco aponta todas as 17 regiões no nível moderado
Imagem: SES

A matriz de risco potencial regionalizado divulgada neste sábado (2) aponta todas as 17 regiões de saúde classificadas no nível moderado (cor azul). Pela quinta semana consecutiva, a Amurel é avaliada nesta situação.

Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, houve apenas uma mudança a partir da melhora nos indicadores da região Nordeste que estava classificada no nível Alto (amarelo) e passou a ser classificada no nível Moderado (azul).

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), essa foi a última vez que a matriz de avaliação com o atual modelo regionalizado foi publicada. A partir da próxima semana, a SES passa a divulgar um Alerta Epidemiológico, que abordará de maneira ainda mais municipalizada a tomada de decisões.

A nova matriz será composta por três níveis de risco: alto, médio e baixo. A avaliação refletirá a taxa de incidência de casos de covid-19 por semana, casos hospitalizados e leitos de UTI ocupados de cada município. Para cada nível, existirá recomendações específicas.

Esta semana, o Governo do Estado encerrou estado de calamidade pública por causa da covid-19. Com a decisão, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) também foi desmobilizado. A ação também faz parte do processo de volta à normalidade em função da melhora do cenário epidemiológico e do avanço na vacinação.

Na prática, os processos de gestão administrativa retornarão aos ritos habituais na SES e haverá mudanças nas recomendações de Saúde Pública. A meta é municipalizar ações e deixar a Saúde mais próxima do cidadão.