Municípios não devem mais disponibilizar testes gratuitos de covid-19 para pessoas sem sintomas
Foto: Divulgação PMT

Por causa do aumento expressivo no número de casos de covid-19 em Santa Catarina e da escassez de insumos para a realização de testes, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) recomendou que os municípios não usem mais os testes vindos do Ministério da Saúde em casos assintomáticos.

A mudança temporária de estratégia deve priorizar quem tiver sintomas, casos que exigem hospitalização devido a sintomas respiratórios, profissionais de saúde ou que fazem parte de serviços essenciais e presenciais com sintomas respiratórios.

As novas recomendações devem ser seguidas pelos municípios até que a disponibilidade de testes seja regularizada. Quando isso ocorrer, a Secretaria de Saúde (SES) enviará novas orientações aos municípios. Os testes em estabelecimentos privados, como farmácias e laboratórios, continuam com a testagem normal.

Na tarde desta quarta-feira (19), a SES começou a distribuir uma nova remessa com um total de 309.740 unidades de Testes Rápidos de Antígeno (TR-AG). A Regional de Saúde de Tubarão recebeu 15.320 testes para serem distribuídos às cidades da Amurel.

Critérios de realização de testes

Segundo a Dive, os critérios tem como base as recomendações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e prioriza a realização nas seguintes situações:

  • Todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que necessitem de hospitalização;
  • Pacientes com sintomas respiratórios que estejam nos grupos de risco para agravamento da doença (idosos, gestantes, puérperas, portadores de comorbidades);
  • Profissionais de saúde com sintomas respiratórios (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho);
  • Triagem de pacientes que precisam ser hospitalizados por outros motivos;
  • Profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais e presenciais, como profissionais de segurança (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho).

A realização de testagem não é recomendada para as seguintes situações:

  • Em indivíduos assintomáticos (inclusive contatos);
  • Como requisito para sair do isolamento;
  • Como pré-requisito para participação em eventos ou estabelecimentos que exijam.