A imbitubense Maria Santa da Silva de 80 anos, foi a primeira paciente a receber o tratamento de radioterapia do serviço disponibilizado pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição de Tubarão (HNSC) esta semana. A paciente já faz tratamento oncológico há bastante tempo e teve uma nefrectomia por neoplasia há 10 anos.
Desde então vem se submetendo a diversos procedimentos devido a doença em vários órgãos. Segundo a equipe, o tratamento radioterapia para Maria vem ajudar principalmente no alívio da dor, isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão no órgão atingido, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
As 30 vagas disponibilizadas para o início do tratamento já estão preenchidas, tendo os pacientes passados pelas consultas e com o planejamento radioterápico definido. Todos têm acompanhamento para suporte de uma equipe multidisciplinar com enfermeiro, psicólogo, nutricionista, enfermeiro estomaterapeuta e assistente social, além de uma equipe técnica altamente qualificada no serviço.
Com o funcionamento da radioterapia, o HNSC oferece aos pacientes da região da Amurel uma estrutura completa para tratamento oncológico concentrado em um só local, todos os serviços desde as consultas especializadas e exames de diagnóstico, até os procedimentos de quimioterapia, hormonioterapia, Imunoterapia e cirurgias oncológicas.
A radioterapia faz parte do PER-SUS – Projeto de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde, que prevê ampliar a assistência oncológica a pacientes atendidos por diversos hospitais regionais do País. A obra teve um investimento total de R$ 8,4 milhões, recurso federal repassado diretamente para as empresas executoras do projeto.