HNSC recebe certificado que reconhece segurança e cuidado com o paciente
Foto: Divulgação HNSC

O Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, referência em alta complexidade, recebeu no final de 2021 a Certificação de Acreditação ONA Nível 1, que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada.

Foram três dias de avaliação por uma equipe do IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde. A avaliação verificou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e áreas de apoio do hospital.

De acordo com o diretor executivo do HNSC, Fabio Tadeo Teixeira, esta acreditação vem consolidar um trabalho que a instituição vem fazendo há muitos anos na região, focando sempre no paciente.

“É o reconhecimento de que o HNSC atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige”, ressalta. “Esta certificação é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 800 requisitos verificados antes da homologação da acreditação”.

Fabio acrescenta ainda, que a qualidade é um dos pilares da instituição, e por isso foi adotada a Acreditação Hospitalar como uma das principais ferramentas, contribuindo para a excelência na prestação dos serviços. “O Certificado de Acreditação é um reconhecimento que representa a qualidade, a segurança, a humanização no atendimento e o cuidado com o paciente”.

O HNSC vinha se preparando há alguns meses para receber a equipe do IBES. Um trabalho de dedicação e empenho de toda equipe de profissionais. “Foram dias de envolvimento em melhorias de processos e criação de fluxos, documentos e protocolos. Um misto de esforços e sentimentos que somaram para a conquista a Acreditação”, comemora Teixeira. “Esta conquista foi possível porque temos pessoas incríveis e dedicadas ao nosso lado, equipes profissionais que não mediram esforços para que toda comunidade reconheça a qualidade dos nossos serviços”.

O que é uma Acreditação ONA

Após a Constituição de 1988, que definiu a saúde como um direito de todo cidadão, entidades públicas e privadas do setor de saúde fundaram a Organização Nacional de Acreditação (ONA), que é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, reconhecida internacionalmente, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

A metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

O objetivo da ONA é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no país.

O processo de qualidade transforma as práticas diárias, enaltecendo os pontos onde há necessidade de melhoria e fortalece os métodos de trabalho. Além disso, contribui com a redução de custos e desperdícios, aprimora a gestão e melhora da qualidade dos serviços, conquistando a confiabilidade e a satisfação dos clientes.