O crescente número de casos de covid-19 em Santa Catarina e no país acendeu um alerta, o que fez com que as autoridades de saúde voltassem a recomendar o uso de máscaras de proteção. A proximidade das festas de fim de ano e a circulação das variantes BQ.1 e BQ.1.1 contribuem para a preocupação.
A média móvel de novos casos da doença no Brasil na última semana teve um aumento de 120%. Em Santa Catarina, o aumento foi de mais de 55% em uma semana nos casos ativos. Casos da BQ.1.1, variante da ômicron, já foram confirmados no estado.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), ainda não se tem resultados conclusivos sobre a gravidade da infecção dessas variantes. No entanto, é possível observar uma capacidade de transmissão muito maior se comparada a outras subvariantes que circulam hoje no país.
Para se proteger da doença, as equipes de saúde recomendam seguir os protocolos adotados durante a pandemia, como higienização das mãos e superfícies, uso de máscaras de proteção e, principalmente, manter a vacinação contra a covid-19 em dia.