Nesta sexta-feira (2), o Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público de Santa Catarina (Gaeco), em apoio à Promotoria de Justiça da comarca de Rio do Oeste, deflagrou a Operação “Olho na Vaga” para investigar uma suposta fraude em um concurso público realizado pela prefeitura da cidade de Laurentino (SC) em 2022.
As ações ocorrem nas cidades de Tubarão e Agronômica, visando o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, além de dois mandados de prisão temporária contra suspeitos envolvidos na fraude. A investigação aponta que a fraude ocorreu por meio da facilitação oferecida a candidatos para o preenchimento do gabarito das provas, contando com a participação de representantes da empresa organizadora do concurso.
Os mandados judiciais foram emitidos pela Vara da comarca de Rio do Oeste, em resposta ao pedido feito pela Promotora de Justiça Lanna Gabriela Bruning Simoni. Dentre os investigados, estão o representante legal da banca responsável pelo concurso e contratada pela prefeitura, o funcionário envolvido nos pregões presenciais (licitações) e possíveis beneficiários das fraudes.
À medida que as investigações avançarem, espera-se que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados pelos seus atos, preservando assim a confiança da sociedade nos concursos públicos e promovendo a justiça e a integridade nos processos de seleção.
Não fique de fora do que está acontecendo na sua região, entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC
