Mais de 20 funcionários são intoxicados com produto químico em acidente de trabalho em Braço do Norte
Foto: Corpo de Bombeiros

Um incidente com produtos químicos levou a intoxicação de mais de 20 funcionários de uma empresa na manhã desta terça-feira (2), em Braço do Norte. Todos foram levados para o Hospital Santa Teresinha com sintomas de intoxicação, mal-estar e ânsia de vômito.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente de trabalho aconteceu por volta das 10h20 na empresa Global Casing, no bairro Rio Bonito. Conforme a corporação, o incidente ocorreu após uma manipulação incorreta de clorito de sódio. Quando os socorristas chegaram na indústria, o local já havia sido totalmente evacuado.

Quatro trabalhadores receberam o primeiro atendimento dos bombeiros no pátio da empresa e foram encaminhados para a unidade de saúde. Os socorristas também foram informados que outras cerca de 20 pessoas já haviam sido levadas para o hospital por populares. Após controlar a situação, o Corpo de Bombeiros realizou o isolamento da área, que ficou aos cuidados do proprietário.

Devido ao alto número de pessoas encaminhadas ao hospital, houve superlotação nos setores de atendimento de urgência e emergência. Por volta das 15h30, o Hospital Santa Terezinha informou que a situação havia sido normalizada. Todos os funcionários intoxicados tinham quadro estável. Eles foram liberados ao longo da tarde.

“Erro humano”

Após o acidente de trabalho, a Global Casing emitiu uma nota sobre o ocorrido em suas dependências. A empresa afirma que os funcionários sofreram intoxicação após um “erro humano” na mistura de dois reagentes dentro de um galão plástico, o que teria provocado uma reação química. O comunicado não especifica quais produtos causaram essa reação.

“Ocorreu a mistura de dois reagentes, que por sua vez causaram evaporação do produto, que foi inalado pelos colaboradores próximos ao local, causando intoxicação em graus diversos, a depender da proximidade dos colaboradores do agente”, explica a nota.

No texto, a empresa esclarece que não houve vazamento de produto químico. “Esclarecemos que não há tubulações ou encanamentos condutores de agentes químicos”. A Global Casing afirmou ainda que está acompanhando e auxiliando os funcionários que precisaram ser hospitalizados

A empresa atua no processamento e comercialização de envoltórios naturais de suíno, bovino e ovino.

Foto: Corpo de Bombeiros

Confira a nota na integra

“Diante das especulações decorrentes do acidente ocorrido, em que alguns colaboradores foram hospitalizadas por intoxicação, a empresa Global Casing esclarece que:

1 – Não houve “vazamento de produto químico”. Esclarecemos que não há tubulações ou encanamentos condutores de agentes químicos. Após inspeção das circunstâncias do acidente, apurou-se que o acidente foi ocasionado por uma reação química dentro de um pequeno galão plástico, onde, por erro humano consistente na inobservância dos rótulos existentes, ocorreu a mistura de dois reagentes, que por sua vez causaram evaporação do produto, que foi inalado pelos colaboradores próximo ao local, causando intoxicação em graus diversos, a depender da proximidade dos colaboradores do agente.

2 – Esclarecemos que a empresa tomou todas as medidas necessárias para garantir a integridade física dos colaboradores, interrompendo a sua produção e evacuando todos do local, prestado os primeiros socorros e acionado também as unidades móveis de saúde e corpo de bombeiros, vindo os trabalhadores afetados a ser, posteriormente, encaminhados, atendidos e tratados pelo Hospital Santa Terezinha, onde alguns colaboradores ainda permanecem em observação, mas já sem risco iminente, sendo os mesmos liberados à medida que verificada a melhora de seu quadro.

3 – Esclarecemos que não houve necessidade de condução para hospitais com UTI.

4 – O SESMT/ Serviço de Segurança do Trabalho foi acionado, tendo acompanhado os trabalhadores atendidos no hospital, executado a verificação das causas do acidente, de modo a garantir que o incidente em questão não volte a ocorrer, oportunidade em que esclarecemos que o referido fato é o primeiro ocorrido em muitos anos de atividade da empresa, visto que a Global Casing sempre primarou pela saúde e integridade de todos seus colaboradores.

5 – Por oportuno, registramos que a Empresa Global Casing está despendendo toda atenção e auxílio necessário aos seus colaboradores, inclusive designando funcionários para fazer o acompanhando da evolução clinica de cada um junto ao hospital durante o período em que lá se encontram.

Sem mais,

A Direção da Empresa.

SESMT – Serviço de Segurança do Trabalho.