Operação da Polícia Civil desarticula quadrilha que aplicava o golpe do falso aluguel

As autoridades da Vara Criminal da Comarca de Porto Belo deflagraram a operação “Anúncio Fake” com o objetivo de dar cumprimento a ordens judiciais, resultando na prisão de duas pessoas. A investigação tem como alvo um grupo criminoso que vinha atuando desde 2018 na região litorânea de Santa Catarina, especializado em aplicar golpes relacionados a falsos aluguéis de temporada.

O modus operandi do grupo incluía a veiculação de anúncios fraudulentos em conhecidas plataformas virtuais, visando conferir maior credibilidade às suas ofertas enganosas. Segundo informações da Polícia Civil, os anúncios falsos estavam relacionados a imóveis localizados nas cidades de Balneário Camboriú e Bombinhas, atraindo vítimas de diversas partes do país que planejavam visitar a bela região litorânea catarinense.

Além disso, as imobiliárias locais também foram afetadas, uma vez que seus dados eram utilizados e seus anúncios replicados pelos golpistas, ampliando ainda mais o alcance do esquema fraudulento.

A operação “Anúncio Fake” resultou na execução de dois mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Além das prisões, também foram efetuados autos de prisão em flagrante contra os suspeitos, sob a acusação de falsidade ideológica.

A ação contou com o apoio do CyberGaeco, uma força-tarefa composta por integrantes do Ministério Público, da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Penal e do Corpo de Bombeiros Militares. O CyberGaeco tem como missão identificar, buscar, prevenir e reprimir delitos praticados em ambiente virtual, demonstrando o compromisso das autoridades com a segurança cibernética e a proteção dos cidadãos contra crimes na internet.

Não fique de fora do que está acontecendo na sua região, entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC