Uma ação coordenada pela Polícia Civil de Santa Catarina deu início a uma ofensiva contra uma organização criminosa suspeita de envolvimento no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A operação, batizada de “Operação Wallet”, foi deflagrada nesta segunda-feira (28), resultando no cumprimento de 17 mandados de prisão e 32 mandados de busca e apreensão em seis municípios catarinenses.
As investigações que levaram à operação tiveram início em 2019, após autoridades flagrarem a organização com uma quantidade significativa de cocaína, drogas sintéticas e malas de viagem prontas para o transporte de aproximadamente cinco quilos de entorpecentes. Além disso, foi descoberta uma prensa utilizada na produção de substâncias ilícitas.

As autoridades identificaram, em 2022, que o mesmo grupo criminoso continuava ativo no tráfico de drogas, incluindo o envio de cocaína por meio de malas de viagem. A investigação revelou também que os suspeitos se valiam de diversas carteiras de criptomoedas para armazenar e transferir grandes volumes de dinheiro provenientes das atividades ilícitas.
Um dos aspectos que chamaram a atenção das autoridades é a possível ligação desse grupo com o caso da brasileira Manuela Vitória de Araújo Farias, que foi flagrada com uma mala contendo cocaína em um fundo falso, durante uma tentativa de entrada na Indonésia em dezembro de 2022. A jovem foi condenada a 11 anos de prisão por tráfico de drogas, uma decisão considerada uma reviravolta pela defesa, visto que, no país de destino, o crime pode resultar em pena de morte.
A Operação Wallet resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão em diversos locais ligados aos suspeitos, incluindo residências e empresas. Além disso, houve o bloqueio de 16 carteiras de criptomoedas em uma das maiores corretoras do mundo, assim como o bloqueio de 15 contas bancárias. Veículos também foram apreendidos durante a ação.
Coordenada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), a operação teve seu foco em municípios como Florianópolis, São José, Biguaçu, Imbituba, Camboriú e Navegantes.
Não fique de fora do que está acontecendo na sua região, entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC
