Corpo de Bombeiros registra 85 salvamentos e 113 ocorrências envolvendo águas-vivas em SC na última semana
Foto: Roberto Zacarias / SECOM

No período de 17 e 23 de dezembro, a operação Estação Verão 2024/2025 registrou 85 salvamentos realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em todo o estado. Além disso, ocorreram 113 atendimentos relacionados a queimaduras por águas-vivas, reforçando a importância do trabalho preventivo e operacional. A iniciativa é promovida pelo Governo de Santa Catarina e segue até março de 2025.

A operação conta com um efetivo de quase 2 mil guarda-vidas atuando em 33 municípios, abrangendo 156 praias ao longo de 560 km de litoral catarinense. Diariamente, aproximadamente 470 bombeiros são mobilizados no litoral, com o suporte de 96 profissionais vindos do interior. Além disso, ambulâncias estão estrategicamente posicionadas na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, e em Balneário Camboriú para atendimento de emergência.

Inclusão e tecnologia nas praias catarinenses

A acessibilidade também ganha destaque na operação Estação Verão. Em Florianópolis, os guarda-vidas participaram de uma capacitação para o uso da cadeira anfíbia, equipamento fundamental no Projeto Praia Acessível. Essa iniciativa busca oferecer mais inclusão e conforto para pessoas com mobilidade reduzida, permitindo que elas desfrutem de um banho de mar em segurança durante a alta temporada.

As cadeiras anfíbias foram projetadas para facilitar o deslocamento na areia e na água, promovendo uma experiência mais acolhedora. O serviço está disponível em praias específicas e pode ser consultado no aplicativo CBMSC Cidadão, que também fornece informações importantes, como a sinalização de bandeiras indicando os níveis de risco nas praias.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.