A disponibilidade de umidade gerada por um Ciclone Extratropical em alto mar combinada ao aquecimento e instabilidades atmosféricas, voltam a favorecer o desenvolvimento de pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite desta terça-feira (30) no leste catarinense.
Conforme o meteorologista Fernando Rafael, da Defesa Civil de Santa Catarina, o risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais nas áreas entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nos planaltos, o risco é baixo e nas demais áreas não há risco para ocorrências meteorológicas.
Os ventos sopram com intensidade fraca e rajadas de até 30 a 40 km/h, de direção sudoeste entre o Grande Oeste e os planaltos e de sudeste/leste no litoral e Vale do Itajaí. O mar está calmo com ondulações entre 0,6 a 1,2 metros, variando de leste a sudeste.
A jornalista Isadora Zarbato conversou com o coordenador regional da Defesa Civil, Anderson Martins. Confira no vídeo.
A Defesa Civil ressalta que essa condição de abafamento e temporais a partir do meio/final da tarde e início da noite é típica do verão e esta mudança ocorre rapidamente. Por isso, em caso de chuvas intensas nunca transite em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado. Atenção especial também com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos. Em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil Municipal através do número 199, ou Corpo de Bombeiros no 193.
:: Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.