Ciclone extratropical: Natal será com instabilidades climáticas fortes em Santa Catarina
Foto: Letícia Z. Matos

Nesta segunda-feira (25), o processo de formação de um ciclone extratropical próximo a costa do Rio Grande do Sul e de uma frente fria associada provoca temporais em Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil Estadual, embora já possam ser observados alguns temporais na porção oeste do estado entre a noite deste domingo (24) e a madrugada de segunda (25), é a partir do dia de Natal que instabilidades chegam com mais força em Santa Catarina.

Conforme a meteorologista Elen Pelissaro, primeiramente serão atingidas as áreas de divisa e avançando para as demais regiões durante a tarde e início da noite. Os temporais podem provocar chuvas intensas, especialmente no Extremo Oeste e Oeste, além de fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. 

O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo do mapa para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. Confira no mapa.

Na terça-feira (26), os ventos de quadrante sul resultantes do afastamento do ciclone deixam o mar agitado e trazem risco de ressaca para todo o litoral catarinense. As ondas passam a apresentar direção sul/sudoeste, com alturas entre 2,0 e 2,5 metros e picos de até 3 metros. O risco é moderado nas áreas em amarelo para ocorrências associadas a atividade de pesca e navegação, erosão costeira, atividades de lazer e esportes náuticos, conforme o mapa.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.