O governo de Santa Catarina assinou um decreto colocando todo o estado em situação de alerta climático de forma preventiva. A medida foi tomada nesta segunda-feira (18) pelo governador Jorginho Mello e pela Defesa Civil, motivada pelas previsões que apontam a chegada do fenômeno El Niño a partir de julho.
O objetivo principal é adiantar os trabalhos de preparação para evitar tragédias provocadas por enchentes e deslizamentos de terra.
As autoridades explicaram que a assinatura do documento não significa que o estado está em situação de emergência ou calamidade neste momento. Na verdade, a iniciativa serve para organizar os órgãos públicos com antecedência, permitindo o acompanhamento diário do tempo e a distribuição de equipes e equipamentos nas cidades que mais costumam sofrer com temporais. O decreto terá validade inicial de 180 dias.
Uma das novidades dessa medida é a criação de regras que facilitam a liberação de ajuda. Se uma região registrar mais de 80 milímetros de chuva em apenas um dia, tiver serviços essenciais cortados ou sofrer com desmoronamentos, o governo estadual poderá decretar situação de emergência de forma automática em até 24 horas.
As prefeituras também foram orientadas a reforçar a limpeza de bueiros e valas, além de fiscalizar encostas de morros.






