Procuradora-geral destaca combate ao crime organizado em SC e uso de inteligência artificial no MP
Foto: Divulgação

A procuradora-geral de Justiça de Santa Catarina, Vanessa Wendhausen Cavalassi, participou do programa Linha de Fogo, apresentado por Haroldo Silva, o Dura, na UNITV, e destacou as principais ações do Ministério Público no enfrentamento ao crime organizado no estado.

Segundo ela, um dos focos da gestão é intensificar as operações contra facções criminosas, especialmente diante da pressão de grupos vindos do Rio Grande do Sul e do PCC, que tenta avançar pelo Norte de Santa Catarina. “Nós precisamos combater não só as operações no terreno físico, mas também estrangular financeiramente essas organizações, enfrentando a lavagem de dinheiro, inclusive com uso de criptoativos”, afirmou.

Vanessa também ressaltou os investimentos em inteligência artificial, que têm ajudado a liberar a agenda dos promotores para atuação mais próxima das comunidades. Além disso, destacou a atuação do GAECO, que vem realizando operações quase diariamente em diferentes regiões do estado.

“O Ministério Público que queremos é aquele que escute mais, dialogue mais e construa soluções consensuadas para os problemas dos catarinenses”, completou a procuradora-geral.