Assista a entrevista com a candidata a deputada federal Cida (PT)
Foto: Reprodução UNITV

Candidata a deputada federal, a psicóloga Aparecida da Silva, popularmente conhecida como Cida (PT), quer lutar por mais acesso a saúde, questões sociais e apoio aos pequenos empreendedores. Além disso, ela destaca a importância de aumentar a representação da população negra no Congresso Nacional. Nesta segunda-feira (26), a candidata participou da série de entrevistas da UNITV com os postulantes da Amurel nas eleições deste ano.

Moradora de Laguna, Cida tem 54 anos, é psicóloga e empresária. Ela já foi secretária de saúde de Canelinha, sua cidade natal, e secretária de Assistência social de Laguna, onde vive. Única candidata mulher e negra da Amurel à Câmara dos Deputados, ela afirma que quer fazer um mandato participativo, pelo desenvolvimento da região e lutando por mais igualdade e saúde mental.

“Eu entendo a importância de ter a representação de uma mulher, até porque o nosso olhar, o olhar da mulher para toda a sociedade, é diferente. Também a importância muito grande de a gente trabalhar na Câmara Federal porque nós temos que mudar as estruturas lá em cima para que a gente possa mudar aqui embaixo. Criar projetos, criar leis de apoio a saúde mental. Isso pra mim é fundamental. Eu sei o quanto que a nossa população, principalmente aqui no Sul do estado, está sofrente e precisa algo que possa amparar a nossa população”, destaca.

Defensora e militante das causas raciais, Cida é presidente da Reafro (Rede Brasil de Afroempreendedores) e do Observatório de Pesquisa e Política Reafro da UFSC, e fundadora do Instituto Inclusão Social Gangazumba. Com essas experiências, ela pretende também trabalhar pelas mulheres, promoção da igualdade racial, acesso à saúde e proteção social. Além disso, ela também defende apoio aos empreendedores e o desenvolvimento do turismo regional.

“Nós precisamos do olhar de alguém que tenha esse olhar aqui embaixo. Nós temos regiões aqui que precisamos fomentar a renda da nossa população. Como que a gente vai fazer? Através de ações lá em cima, através de projetos, junto com os municípios, conversando, vendo as necessidades”, ressalta.

“Eu sou muito da ação, sou muito do trabalhar, do fazer acontecer. Então, eu acredito muito que, estando lá, podendo estar criando, lutando pela nossa região, pelo nosso município, por Santa Catarina, eu creio que vai fazer muita diferença”, afirma.

Confira a entrevista na íntegra:

Entrevistados da semana

  • Segunda (26) – Cida da Silva (PT)
  • Terça (27) – Lucas Esmeraldino (Republicanos)
  • Quarta (28) – Kym Locks (Novo)
  • Quinta (29) – Constantino (PT)

Entrevistas anteriores

CLIQUE AQUI e participe do grupo de leitores da UNITV no WhatsApp