Praias de Imbituba e de Laguna estão na fase piloto do programa Bandeira Azul
Foto: Divulgação/Prefeitura de Laguna

O programa Bandeira Azul tem como objetivo aumentar a conscientização dos cidadãos e tomadores de decisão sobre a necessidade de proteger o ambiente costeiro e marinho. No litoral sul de Santa Catarina a Praia da Vila, em Imbituba e as Praia do Gi, do Mar Grosso e da Teresa, em Laguna, estão na fase piloto do programa.

Nesta semana gestores da secretaria municipal de Turismo de Laguna realizaram uma reunião com o presidente da Associação Amigos da Praia da Teresa, José Antonio Rosso e com a engenheira ambiental e sanitarista Paula Tonon, pautada nas ações do programa.

Durante o encontro, foram abordados diversos aspectos cruciais para o sucesso da Praia da Teresa nesta fase piloto, entre elas, a implementação de ações efetivas de preservação ambiental, estratégias para assegurar a segurança dos visitantes, programas educativos e melhorias na infraestrutura para aprimorar a experiência dos frequentadores.

As praias de Laguna estão passando por uma série de critérios focados na qualidade da água, segurança, responsabilidade social, educação e gestão ambiental e turismo sustentável. Em dezembro de 2023, foram realizadas 40 coletas para verificar qualidade da água. 

Uma praia pode ser eleita para ter a Bandeira Azul se for oficialmente uma área de banho com pelo menos um ponto de coleta para análise de qualidade de água. O nome e as fronteiras da praia devem ser reconhecidos oficialmente, podendo estar localizada em águas costeiras e marinhas ou interiores.

Para que um local receba a certificação da Bandeira Azul, são avaliados critérios como:

  • cada praia deve fornecer, pelo menos, cinco atividades de educação ambiental ao público durante a temporada de Bandeira Azul;
  • qualidade da água;
  • valor cultural do lugar;
  • limpeza da praia;
  • praia deve ter recipientes para lixo, incluindo recicláveis;
  • praia deve ter banheiros;
  • acesso de animais na praia deve ser controlado;
  • equipamentos de primeiros-socorros devem estar disponíveis na praia;
  • pelo menos uma praia do município deve estar equipada para receber pessoas com necessidades especiais.

:: Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.