Propaganda enganosa lidera ranking de reclamações do Procon SC em 2024
Foto: Ilustrativa

Entre janeiro e agosto deste ano, o Procon de Santa Catarina realizou um total de 59.282 atendimentos, entre reclamações, denúncias e consultas.

No entanto, a que liderou o número de chamados foi a propaganda enganosa, com 1.478 reclamações.

Confira as principais queixas dos consumidores nos primeiros oito meses de 2024:

1º – Oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa: 1.478

2º – Não entrega / demora na entrega do produto: 982

3º – Cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar contrato: 905

4º – Dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores: 708

5º – Cobrança de tarifas, taxas e valores não previstos / não informados: 644

6º – Cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado: 575

7º – SAC – Demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo: 569

8º – Produto danificado / não funciona – Dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia: 515

9º – Não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço: 386

10º – Dificuldade de contato / demora no atendimento: 330

Acione o Procon SC

Caso o consumidor tenha passado pelas situações descritas acima, pode entrar em contato com o Procon SC. As reclamações e denúncias podem ser feitas pelo site ou presencialmente.

O número 151 também pode ser utilizado gratuitamente para tirar dúvidas e orientações.