Entre janeiro e agosto deste ano, o Procon de Santa Catarina realizou um total de 59.282 atendimentos, entre reclamações, denúncias e consultas.
No entanto, a que liderou o número de chamados foi a propaganda enganosa, com 1.478 reclamações.
Confira as principais queixas dos consumidores nos primeiros oito meses de 2024:
1º – Oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa: 1.478
2º – Não entrega / demora na entrega do produto: 982
3º – Cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar contrato: 905
4º – Dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores: 708
5º – Cobrança de tarifas, taxas e valores não previstos / não informados: 644
6º – Cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado: 575
7º – SAC – Demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo: 569
8º – Produto danificado / não funciona – Dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia: 515
9º – Não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço: 386
10º – Dificuldade de contato / demora no atendimento: 330
Acione o Procon SC
Caso o consumidor tenha passado pelas situações descritas acima, pode entrar em contato com o Procon SC. As reclamações e denúncias podem ser feitas pelo site ou presencialmente.
O número 151 também pode ser utilizado gratuitamente para tirar dúvidas e orientações.