Santa Catarina recebeu na manhã desta terça-feira (18) a segunda remessa com 39.800 doses pediátricas da vacina Pfizer para a imunização de crianças de 5 a 11 anos. A entrega para as regionais de saúde começa durante a tarde.
A Regional de Saúde de Tubarão, responsável pela distribuição aos municípios da Amurel, receberá mais 1.950 doses do imunizante na tarde desta terça. As secretarias de Saúde municipais devem retirar as vacinas na unidade. A maioria dos municípios da região já iniciou a vacinação do público infantil. A primeira remessa chegou no sábado (15).
Conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a imunização das crianças de 5 a 11 anos ocorrerá simultaneamente em dois grupos. O primeiro grupo será formado por aquelas com deficiência permanente (física, mental, intelectual ou sensorial); portadoras de comorbidades; indígenas; quilombolas; e que vivem em abrigos e em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19.
O segundo será das demais crianças e, deve ocorrer por faixa etária, da maior idade para a menor. Sendo assim, crianças com 11 anos serão as primeiras a serem vacinadas dentro do grupo por faixa etária. Algumas cidades, como Tubarão, já avançaram para esta etapa.
Doses por município
Ao todo, nesta primeira remessa, foram enviadas 1.950 doses para a região da Amurel, sendo distribuídas aos municípios da seguinte forma:
- Armazém – 50 doses
- Braço do Norte – 190 doses
- Capivari de Baixo – 140 doses
- Grão-Pará – 40 doses
- Gravatal – 60 doses
- Imaruí – 50 doses
- Imbituba – 220 doses
- Jaguaruna – 100 doses
- Laguna – 230 doses
- Pedras Grandes – 20 doses
- Pescaria Brava – 60 doses
- Rio Fortuna – 20 doses
- Sangão – 100 doses
- Santa Rosa de Lima – 10 doses
- São Ludgero – 80 doses
- São Martinho – 20 doses
- Treze de Maio – 40 doses
- Tubarão – 520 doses