O tradicional Rodeio Crioulo Interestadual de Jaguaruna começa nesta quarta-feira (20) no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância do Retiro. Essa é a 37ª edição do evento, que volta a ser realizado após dois anos suspenso por causa da pandemia de covid-19. A festa segue até domingo (24).

Além das tradicionais competições de laço e gineteada, a programação inclui shows e apresentações musicais com artistas regionais e nacionais. Paralelamente ao rodeio também será realizada a 17ª Feira Agropecuária e 5ª Feira da Agricultura Familiar e do Artesanato, na qual serão expostos os produtos de destaque do setor agropecuário.

“Fizemos um esforço muito grande para trazer uma atração ainda mais diferenciada. Estendemos o rodeio de três para cinco dias, justamente como uma forma de comemorar e compensar esse tempo em que ficamos parados nesses dois anos de pandemia”, destaca Agnaldo Serafim, patrão do CTG Estância do Retiro.

Uma grande estrutura também foi preparada para receber o público. “Teremos praça de alimentação coberta com mais de 900 metros quadrados, arquibancadas cobertas. Uma infraestrutura toda preparada para atender quem gosta do rodeio e pra quem não é do nosso esporte e queira ter conforto, qualidade e um final de semana diferente com a sua família”, ressalta Agnaldo.

Preparativos e expectativa

Nesta quarta, parte do público que costuma acampar no local do evento e os vendedores ambulantes trabalhavam na montagem de tendas e barracas. Os ambientes estavam sendo preparados para recepcionar os participantes e visitantes.

O artesão Assis Soares da Encarnação sempre participa de rodeios. Ele é natural do Rio Grande do Sul, mas mora em Araranguá há mais de 30 anos. Desde pequeno é apaixonado por esses eventos, participava de torneios de laço e foi até patrão de CTG. Hoje é artesão e tem uma loja ambulante com artigos tradicionalistas.

“A paixão da gente por rodeiro começou com a gente participando, laçando nos rodeiros. Depois que a gente parou de laçar, de participar, a gente apelou por uma loja ambulante assim como tem os parceiros que estão nessa lida. Estamos trabalhando há uns 20 anos nessa lida aí. Montar barraca, desmontar barraca. É complicado, mas faz parte”, conta Assis.

Quem trabalha nos preparativos está ansioso para retornar às atividades no CTG. A expectativa para estes cinco dias de evento é bastante positiva, principalmente porque o rodeio e a feira movimentam a economia do município, onde muitos visitantes chegam até Jaguaruna para acompanhar as atividades.

“Para nós já é uma alegria imensa porque a gente já vai poder movimentar os nossos animais. A gente que gosta do cavalo. É um movimento tradicionalista que acontece aqui na nossa região de Jaguaruna. Sem contar que também movimenta bastante o nosso comércio local porque essa festa de rodeio que acontece aqui na nossa região é uma festa já tradicional”, comenta Jeferson Luiz Machado.

“Acreditamos que será, mais uma vez, recorde de público. Acreditamos que vá passar das 40 mil pessoas durante os cinco dias de evento”, projeta Agnaldo.

Programação

A programação do 37ª Rodeio Crioulo Interestadual de Jaguaruna começa nesta quarta e segue até domingo. Serão cinco dias de evento. Confira a programação nas imagens abaixo.