Tubarão inicia vacinação de adolescentes e dose de reforço em idosos nesta quarta-feira
Foto: Divulgação PMT

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão inicia a vacinação contra a covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos nesta quarta-feira (1º). A imunização atenderá primeiramente aqueles que se enquadram nos critérios de imunossupressão e que possuem deficiências permanentes. Pessoas com mais de 18 anos que se enquadram nestes mesmos critérios poderão receber uma dose de reforço.

A campanha acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem salas de vacina, das 13h às 15h, e na Policlínica Central, das 13h às 21h.

Para receber a vacina é necessário comparecer ao local portando Cartão do SUS; laudo médico que indique a deficiência ou imunossupressão; cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência.

Dose de reforço em idosos

Também nesta quarta, a FMS começa a aplicar a dose de reforço em idosos, iniciando com os moradores com 90 anos ou mais, desde que a segunda dose do imunizante tenha sido feita há pelo menos seis meses, independente da vacina aplicada.

A vacinação será realizada no estacionamento do Farol Shopping das 9h às 15h, em sitema drive-thru, e das 11 às 15h, para aqueles que forem a pé.

No mesmo dia e horário também ocorrerá a aplicação da segunda dose para as pessoas que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca até o dia 23 de junho, e dos moradores que receberam a primeira dose da CoronaVac até o dia 4 de agosto.

A população em geral acima de 18 anos que ainda não recebeu a primeira dose do imunizante contra a covid-19 também terá mais uma chance de se vacinar.

Para receber o imunizante, é necessário comparecer ao local portando um documento de identificação com foto e o Cartão do SUS, além do comprovante de recebimento da primeira dose e/ou segunda dose, caso necessário.

A FMS alerta que a vacina é de extrema importância para que a população esteja de fato protegida. A Fundação lembra ainda que só após 15 dias do recebimento da segunda dose o cidadão estará de fato protegido, evitando assim maiores complicações por conta do vírus.