O roteiro da Tomada de Laguna 2024 foi apresentado na noite de quarta-feira (24) para a equipe de coordenadores e colaboradores do projeto. O responsável foi o autor do roteiro originário, o historiador Adilcio Cadorin. A história começa com a morte de Anita Garibaldi, seu primeiro sepultamento na Itália e as lembranças de Giuseppe Garibaldi sobre a lagunense, passando por uma batalha com fogos e tiros de canhão na Lagoa Santo Antônio e o ‘gran finale’ com a partida dos heróis do porto de Laguna.
Com duas horas de duração e grande elenco formado por cerca de 300 atores e figurantes, a peça ao ar livre conta com diversos atrativos para o público: cenário de época, grande telão, efeitos , especiais com explosivos cênicos, de iluminação, trilhas sonoras envolventes, cantores tenores, espetáculo de águas dançantes, coreografias, cavalgada, fogos, batalha naval, armas com tiros de festim, canhões e a marcante presença dos Guardiãs de Anita e dos atores nacionais Tais Melchior e Miguel Coelho.
De modo não linear, o espetáculo é um misto de encenação teatral e cinematográfica, com algumas cenas gravadas para serem exibidas em um telão. No grande espetáculo que acontece entre os dias 13 e 30 de março no centro histórico de Laguna, há uma perfeita simbiose entre a mídia eletrônica e a arte teatral, compondo um enredo fascinante nesta peça que é conhecida como sendo de multimídia.
A chegada de Garibaldi e seus camaradas ao porto para a Tomada de Laguna é um dos momentos mais vibrantes da encenação. Os soldados dos barcos Itaparica e Seival travam um impressionante combate, com tiros de canhão. Terminando o combate a Garibaldi e seus companheiros entram triunfantes em Laguna, acolhidos pela população que apoio o movimento.
:: Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.