Durante a Semana Santa, a Igreja Católica relembra os últimos passos de Jesus rumo ao Calvário, desde sua Última Ceia com os 12 Apóstolos até sua morte na Cruz. Diversas igrejas encenam a Paixão de Cristo, mostrando a vida, morte e Ressurreição de Jesus.
Nesta Sexta-Feira Santa, há quem goste de ficar somente em casa rezando. Mas, também, há os cinéfilos, que preferem consumir conteúdos religiosos entre filmes e séries.
Esta lista promete indicar cinco filmes sobre a vida de Jesus Cristo e produções que são memoráveis na indústria cinematográfica.
Jesus de Nazaré
Uma minissérie de quatro episódios, mas, posteriormente, compilada como um filme, Jesus de Nazaré (1977) é dito como a maior obra audiovisual sobre a vida de Jesus Cristo. Além disso, também, é a mais elogiada, e à época, o Papa Paulo VI agradeceu ao diretor Franco Zeffirelli por realizar este grande projeto.
Nomes muito conhecidos como Robert Powell, Ian McShane que estrelou a franquia John Wick, Christopher Plummer de Entre Facas e Segredos e James Earl Jones, a voz do Darth Vader de Star Wars, fazem parte do elenco.
Sinopse: “Concebido pela Virgem Maria e passando por uma sofrida infância de peregrinação, Jesus veio à Terra com a missão de salvar os homens, mas é traído e humilhado justamente por eles. Após ser preso, torturado e crucificado, ele ressuscita.”
Disponível grátis no Plex.
A Paixão de Cristo
O filme católico de maior bilheteria, A Paixão de Cristo (2004), dirigido por Mel Gibson e estrelado por Jim Caviezel é cercado de histórias nos bastidores. O mais visceral entre todas as outras produções, o longa-metragem mostra o sofrimentos de Jesus Cristo em seus últimos dias. Cenas do açoitamento e da crucificação marcaram os espectadores no cinema na época.
Vale lembrar que uma sequência sobre a Ressureição de Cristo está em desenvolvimento e deve ser lançada somente em 2025.
Sinopse: “Nesta versão da crucificação de Cristo baseada no Novo Testamento, Judas agiliza a queda de Jesus entregando-o a oficiais do Império Romano escolhidos a dedo. Para horror de sua mãe Maria, de Madalena e de seus discípulos, Jesus é condenado à morte.”
Disponível no Star+.
Ben-Hur (1959)
Clássico filme sobre História, Ben-Hur (1959) é um dos mais elogiados quando se trata para falar sobre os tempos antigos, tanto quanto Gladiador (2000). Nesta produção, Ben-Hur pe um mercador judeu, e acaba sendo condenado a viver como um escravo e passa pelos sofrimentos nas mãos dos romanos.
No entanto, há duas cenas em específico que chamam a atenção e demonstram a humildade e o amor. Quando Ben-Hur precisa de água, o Filho de Deus o ajuda a se levantar e saciar a sede. Algo semelhante acontece na reta final, quando o homem que foi ajudado por Jesus o auxilia a beber água enquanto carrega a cruz. Todas as sequências com Jesus, Seu rosto nunca aparece.
Sinopse: “Ben-Hur é um mercador judeu que, após um desentendimento, é condenado a viver como escravo por um amigo de juventude, Messala, que é o chefe das legiões romanas da cidade. Mas uma surpreendente oportunidade de vingança surge de onde ele menos espera.”
Disponível no streaming Max e Prime Video.
Ressurreição
Lançado em 2016, o filme Ressurreição conta a história de um centurião enviado por Pôncio Pilatos para encontrar Jesus e saber o que aconteceu, após rumores de que Ele ressuscitou.
Sinopse: “Clavius, um poderoso centurião romano agnóstico e cético, e seu assessor Lucius são enviados por Pôncio Pilatos para resolver o mistério sobre o que aconteceu com Jesus nas semanas após a crucificação. O objetivo é refutar os temores de um Messias ressuscitado e prevenir uma revolta eminente.”
Disponível na Netflix.
Maria Madalena
Lançado em 2018 e com o ator vencedor do Oscar em 2020 por Coringa (2019), Joaquin Phoenix, o filme Maria Madalena explora a vida da Santa, seguidora de Cristo e uma das testemunhas de sua crucificação e ressurreição.
Sinopse: “A história de uma das figuras mais enigmáticas e incompreendidas da história bíblica: Maria Madalena (Rooney Mara). Em busca de uma nova maneira de viver, contrariando as pressões da sociedade, sua família e o machismo de alguns apóstolos, a jovem pescadora junta-se a Jesus de Nazaré (Joaquin Phoenix) em sua incansável missão de propagar a fé.”
Disponível para aluguel na Prime Video e Apple TV.
Fonte: Critical Room