Tomada de Laguna: atriz Thaís Melchior fará o papel de Anita Garibaldi
Foto: Divulgação/Tomada de Laguna

A atriz de novela e cinema Thaís Melchior foi anunciada, nesta quarta-feira (10), como a Anita Garibaldi no espetáculo teatral A Tomada de Laguna, que acontece entre 13 e 30 de março, em Laguna. Ela fará par com o ator Miguel Coelho, que viverá Giuseppe Garibaldi. Os protagonistas da história foram apresentados em uma live, faltando 64 dias para o início do evento, que será realizado no mesmo lugar onde aconteceu em 1839 um dos mais importantes episódios da história: a Tomada de Laguna.

Nos próximos dias, os atores começam a preparação para a Tomada de Laguna, com estudo do roteiro, perfil dos personagens e visita às locações. Na sequência estão previstos os ensaios e a fase final de preparação para o espetáculo.

Thaís Melchior é uma renomada atriz de cinema e televisão, com diversas participações em novelas de sucesso como Vitória, As Aventuras de Poliana, Gênesis, A Terra Prometida, Apocalipse, Poliana Moça, Caras & Bocas e Malhação que a tornou famosa ao protagonizar a temporada 2011 no papel de Cristal.

Com personagens vividos em novelas da TV Globo e da Rede Record, além de participações no cinema, Miguel Coelho foi o ator de prestígio nacional contratado para viver Giuseppe Garibaldi.

Apresentada pela primeira vez no ano 2000 e contando com cerca de 500 pessoas na produção, A Tomada de Laguna conta com um grande elenco composto de 300 atores e figurantes, além de 200 técnicos e profissionais especializados em montagem de palcos, cenografia, efeitos especiais, seguranças e sonorização.

A teatralização da Tomada de Laguna está baseada nos fatos reais que aconteceram em 22 de julho de 1839 no mesmo local da encenação, contando parte dos feitos e batalhas que culminaram com a proclamação da Republica Catarinense, a derrota das forças do Império, a história de Anita Garibaldi, seus ideais, lutas e o encontro que a uniu ao italiano Giusepe.

O roteiro do maior espetáculo épico ao ar livre do Sul do país que conseguiu colocar Laguna em destaque nacional e internacional foi desenvolvido pelo historiador Adilcio Cardorin, que cedeu os direitos ao Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita).

Neste ano, A Tomada de Laguna será encenada de 13 a 30 de março, sendo que o primeiro dia será a contrapartida social com ingresso solidário. A expetativa é de atingir 1,6 mil espectadores diariamente e 15 mil no total. Os ingressos podem ser adquirido on-line no aqui onde é possível escolher as apresentações entre os dias 14 e 30 de março, já que o primeiro dia, 13, está reservado ação solidária.

A Tomada de Laguna 2024 é uma realização do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), com patrocínio da Celesc e apoio do Governo do Estado, Fundação Catarinense de Cultura e Prefeitura de Laguna.

:: Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.