Os casos de assédio sexual no ambiente de trabalho em Santa Catarina mais que dobraram nos últimos quatro anos, segundo dados do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC). Em 2024, houve um aumento de 24% no número de processos na comparação com o ano anterior. Os registros do TRT indicam que as denúncias têm se tornado mais frequentes, refletindo uma maior conscientização das vítimas e uma judicialização mais ativa desses casos.
No total, 230 processos por assédio sexual foram registrados no estado em 2024, um recorde no período analisado. Em 2020, esse número era de 109. Além do crescimento absoluto, a proporção de casos de assédio sexual dentro do total de processos trabalhistas sobre assédio também subiu, passando de 5,5% em 2020 para 9% em 2024.
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) reforça que o assédio sexual é uma forma de violência de gênero que atinge majoritariamente mulheres. No Brasil, 70% das vítimas desse tipo de crime no ambiente profissional são do sexo feminino. O assédio pode ocorrer de diversas formas, como chantagens, intimidações e abordagens indesejadas com conotação sexual, incluindo palavras, gestos e toques físicos.
Diante do aumento expressivo dos casos, especialistas alertam para a importância de canais de denúncia eficazes dentro das empresas e medidas rigorosas para combater esse tipo de violência. A conscientização sobre os direitos das vítimas e a necessidade de um ambiente profissional seguro seguem como desafios para o mercado de trabalho.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.
