Produção industrial de Santa Catarina cresce 8,5% no primeiro trimestre
Foto: Roberto Zacarias/SECOM

Santa Catarina registrou o maior crescimento da produção industrial entre os estados brasileiros no primeiro trimestre de 2025. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (14) pelo IBGE e mostram um aumento de 8,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. A média nacional foi de 1,9%.

Segundo o levantamento, todos os 14 segmentos da indústria analisados no estado tiveram desempenho positivo. Os destaques ficaram por conta da fabricação de produtos de metal, que cresceu 23,8%, e da produção de máquinas e equipamentos, que teve alta de 21,4%. Também apresentaram crescimento setores como o de veículos, minerais e móveis.

O resultado coloca Santa Catarina à frente de estados como Paraná, Pará, Bahia e São Paulo. Ainda conforme o IBGE, segmentos tradicionais da economia catarinense, como os de produtos têxteis, alimentícios, químicos e de madeira, também tiveram desempenho acima da média.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) aponta que a intenção de investimento por parte dos empresários segue em alta. O índice está em 63,4 pontos numa escala de 0 a 100. Já a taxa de utilização da capacidade instalada é de 74%, número superior ao da média nacional, que ficou em 69%.

O levantamento também revela um cenário de expansão da produção e redução da ociosidade nas indústrias catarinenses. Apesar disso, os dados refletem apenas o primeiro trimestre e devem ser acompanhados nos próximos meses para confirmar uma tendência de retomada sustentada no setor.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.