O Colégio Dehon completa 75 anos de história nesta sexta-feira (12). Fundado em 1947, a instituição de ensino atende desde a Educação Infantil, passando pelos ensinos Fundamental e Médio, até o Pré-vestibular. Mantido pela Fundação Unisul, o Colégio Dehon possui unidades em Tubarão e Braço do Norte.
“Nós temos uma instituição que acompanhou a história do município e da região e que tem construído grandes lideranças. São 75 anos de muitas histórias bonitas”, destaca o diretor do Colégio Dehon, professor José Antônio Mattiola.
O colégio foi fundado com nome de Ginásio Sagrado Coração de Jesus em 1947. As primeiras aulas aconteceram em março daquele ano, mesmo em meio às obras. Passou a ser Colégio Dehon quando foi aprovada a inclusão do Ensino Médio, em 1957. O novo nome é em homenagem ao fundador da Congregação dos Padres Sagrado Coração de Jesus, padre Leão João Dehon. O aniversário da escola é comemorado em 12 de agosto, data da morte de seu patrono.
Mantendo a sua tradição, mas de olho no futuro, o Colégio Dehon vem investindo cada vez mais em inovações tecnológicas que possam agregar no processo de ensino e aprendizagem da instituição. O objetivo é oferecer ferramentas aos estudantes e professores que auxiliem nas atividades pedagógicas e, consequentemente, desenvolvam as habilidades e competências de cada um.
Nesse processo, a unidade de ensino adotou a plataforma Google for Education no método educativo de seus alunos em fevereiro. Recentemente, também inaugurou a Sala Tech, um ambiente inovador com equipamentos e materiais tecnológicos a disposição de todos os estudantes, do infantil ao pré-vestibular.
“É um grande compromisso nós atualizarmos o colégio. Eu tenho dito que tudo que nós colocamos de tecnologia tem como objetivo puxar estratégias de ensino que ajudem a melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Esses equipamentos ajudam a melhorar a aprendizagem e facilitam, inclusive, o trabalho do professor”, ressalta Matiola.