Prova para o processo seletivo de ACTs da rede estadual é adiada para dezembro
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A aplicação da prova do processo seletivo para contratação de professores em caráter temporário (ACT) para 2022 foi adiada para dezembro, sem data definida. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SED), a mudança foi necessária em virtude do grande número de inscritos na seleção e de imprevistos que ocorreram ao longo do processo.

O responsável por organizar o processo seletivo e aplicar as provas, o Instituto Selecon, e a secretaria romperam o contrato após a empresa pedir “realinhamento dos valores”, diante de um número de inscrições acima do previsto inicialmente no contrato – 45 mil inscrições. Ao todo, 75.995 candidatos se inscreveram e 69.358 foram habilitados.

A Selecon emitiu um comunicado esclarecendo que contrato foi rescindido consensualmente. Segundo a empresa, a SED informou que não haveria possibilidade jurídica e administrativa de atender o pedido de revisão dos valores.

De acordo com a secretaria, um edital retificado com o cronograma atualizado do processo seletivo, incluindo a nova data de aplicação da prova, deve ser publicado nos próximos dias no site, mídias sociais e demais canais oficiais da SED.

A Selecon informou que não recebeu “absolutamente nada pelos esforços e custos empreendidos na organização até aqui” e que transferiu “de forma absolutamente gratuita e atendendo ao interesse público todo o cadastro dos(as) candidatos(as), pertinente às inscrições, para as providências cabíveis”.

Pelo fato de a Secretaria de Educação “ter arrecadado diretamente, em sua conta bancária, todo o valor relativo às inscrições, a partir de agora, quaisquer solicitações de esclarecimentos ou devolução de valores devem ser encaminhadas diretamente à SED-SC”, manifestou a empresa.

Os candidatos que se inscreveram e realizaram o pagamento dentro do prazo estabelecido pelo edital anterior já estarão habilitados a participar do processo seletivo, sem a necessidade de nova inscrição. Já os candidatos que não puderem comparecer na nova data de aplicação da prova, poderão solicitar o ressarcimento integral da taxa de inscrição.