Capivari de Baixo assinou nesta quarta-feira (9) a sua adesão ao Plano 1000, programa do Governo do Estado de Santa Catarina que vai repassar recursos aos municípios. Por meio da iniciativa, a cidade receberá um total de R$ 25 milhões ao longo de cinco anos. Conforme as regras do programa, serão repassados 20% do valor a cada ano à medida que os projetos forem aprovados.
O prefeito Vicente Corrêa Costa (PL) participou do ato na Casa d’Agronômica, em Florianópolis. Outras 17 cidades também aderiram ao programa nesta rodada.
Com o recurso assegurado, a prefeitura de Capivari de Baixo pretende viabilizar o novo Acesso Sul da cidade, via BR-101 e avenida Paulo Santos Melo, já preparando o fluxo que o município terá após o término da construção da Ponte Stélio Cascaes Boabaid, que ligará Capivari de Baixo a Tubarão. O gestor também adianta que algumas ruas receberão pavimentação asfáltica.
Plano 1000
Lançado em dezembro do ano passado, o Plano 1000 é considerado maior projeto municipalista da história de Santa Catarina. Pelo programa, os municípios catarinenses receberão recursos equivalentes a R$ 1 mil por habitante, conforme a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) para o ano de 2021.
Na Amurel, os municípios de Braço do Norte, Tubarão, Laguna e Imbituba já aderiram ao programa. Na primeira etapa, serão contempladas as 70 maiores cidades, mas o programa contemplará todos os municípios.
Os recursos serão liberados mediante aprovação dos projetos pelos técnicos do Governo do Estado. Eles devem contemplar obras estruturantes em áreas como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento social e que impactem no desenvolvimento regional.
O Governo do Estado afirmou que está atuando para agilizar a avaliação dos projetos apresentados pelas prefeituras. O objetivo é fazer com que as obras e os desembolsos possam começar da maneira mais rápida possível.