Representantes de Laguna, entre eles, o prefeito Samir Ahmad, a presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Vanere Pires, e de outras organizações da cidade, irão viajar para um intercâmbio cultural por cidades italianas onde Anita Garibaldi viveu, entre os dias 9 e 24 de março.
“A delegação que integra a comitiva que viaja ao país onde Anita Garibaldi finalizou sua trajetória de vida, tem por objetivo maior aproximação dos que reverenciam sua história no Brasil e na Itália”, explica Vanere.
A união das cidades que possuem o mesmo objetivo fortalece o projeto Anita Fidelis, que tem como organizadores o Instituto Cultural Anita Garibaldi – CulturAnita, com sede em Laguna e o Centro di Studi Olim Flaminia com sede em Cesena/ER – Itália, com o apoio das Prefeituras.
“Levaremos projetos culturais e cartas de intenções para possíveis intercâmbios culturais, cursos de mosaicos, artes em vidro à fogo, música e dança. Na oportunidade também, será assinado o irmanamento entre o Município de Laguna e Rieti, assim Laguna passa a ter sua segunda irmã italiana”, disse Vanere Pires.
O irmanamento tem como finalidade, dentre outras, o planejamento, programação e execução de atividades necessárias, convenientes ou úteis à comunidade; como o planejamento e execução de atividades turísticas e culturais, ações de salvaguarda do patrimônio histórico e cultural e proteção do meio ambiente. Além de proporcionar o intercâmbio cultural, tecnológico, científico e artístico e outras trocas de experiências que interessarem, o que poderá ser objeto de Termos de Colaboração e Convênios a serem celebrados.
As cidades também poderão facilitar, através do irmanamento, os contatos entre as instituições comunitárias interessadas, empresas, órgãos oficiais e organizações não governamentais de cada nação, competentes pelos setores objeto dos termos e convênios.
Saiba mais:
Baseado no Convênio Internacional Anita Fidelis, que o Instituto Cultural Anita Garibaldi mantém com algumas instituições e governos de algumas cidades italianas, será realizada uma viagem à Itália para visitar as diversas cidades italianas onde Anita lutou, onde cultuam sua memória, história e que já plantaram a Rosa de Anita.
Além de representantes do CulturAnita e das Guardiãs de Anita, participarão desta viagem algumas autoridades, como prefeitos, secretários de estado e empresários. Na pauta estão previstas diversas reuniões com políticos e empresários italianos que já manifestaram desejo de conhecerem o potencial das cidades catarinenses ligadas à história de Anita Garibaldi, onde poderão receber investimentos.
Na visita às cidades italianas, o grupo será acompanhado por alguns descendentes de Anita Garibaldi, que residem na Itália e, por instituições conveniadas com o CulturAnita. Estão previstas visitas à 22 cidades italianas com recepções oficiais, sendo que em algumas haverá a participação do embaixador brasileiro na Itália, como é o caso da cidade de Rieti, onde Anita residiu com Giuseppe Garibaldi por diversos meses. Onde acontecerá em cerimônia oficial um gemelaggio (irmanamento) com a cidade de Laguna.
A viagem, que contém um vasto itinerário e programas oficiais, iniciará dia 09 e se estenderá até 24 de março, contando com algumas apresentações das Guardiãs de Anita. Estão previstas visitas à empresas, museus, prefeituras, universidades e aos locais do falecimento e duas primeiras sepulturas de Anita Garibaldi.