Comitiva tubaronense que viajou a Israel apresenta balanço da missão
Foto: Divulgação PMT

Depois de uma semana de viagem por Israel, a comitiva tubaronense que esteve no país do Oriente Médio fez um balanço da missão realizada. Esta segunda viagem tinha o objetivo de conhecer soluções tecnológicas desenvolvidas no país e abrir oportunidades de negócios bilaterais.

A comitiva reuniu integrantes da prefeitura de Tubarão, representantes de entidades e empresários. Em uma entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (21), os membros da missão falaram sobre a viagem e os efeitos que serão produzidos a curto, médio e longo prazo.

A grande conquista imediata, segundo o prefeito Joares Ponticelli (PP), foi ter inserido o nome de Tubarão no mapa internacional a partir da parceria de cidades-irmãs com Heffer Valley e, com isso, a facilidade de acesso ao desenvolvido mundo de Israel em diversas áreas.

Além disso, foram diversas visitas técnicas realizadas. Cada membro da missão apresentou um parecer pessoal sobre os compromissos da agenda oficial em Israel e de que maneira eles seriam do interesse do município de Tubarão.

“A geração de energia a partir do reaproveitamento de restos de comida é algo impressionante e uma iniciativa que poderíamos aplicar em um projeto-piloto em algumas escolas no futuro. Já temos algumas ações encaminhadas a curto prazo na área da inovação e tecnologia e também Educação na parceria com a Universidade de Ruppin, mas também acontecerão outras a médio e longo prazo, exatamente como idealizamos o Tubarão 180º para ser a melhor cidade do Brasil até o ano de 2050”, comentou Joares.

Na área da Saúde, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol conheceu iniciativas que otimizam tempo e ocupação de profissionais com o deslocamento robótico de leitos com pacientes. “Se pudéssemos unir a teoria do SUS com a prática de Israel teríamos o melhor sistema de Saúde do mundo”, comentou Daisson.

Foto: Divulgação PMT

Os encaminhamentos práticos realizados a partir do termo de compromisso com Heffer Valley também foram explicados. Tubarão irá conectar seu Centro de Inovação, que está praticamente concluído, ao Centro de Inovação da cidade-irmã.

“Faremos diversas trocas de conhecimentos e de mentoria para empresas das duas cidades em reunião virtuais que estão sendo preparadas. A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia está liderando esse processo que é aberto à comunidade e aos empreendedores”, ressaltou secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia Giovani Bernardo.

Tubarão também começa a se preparar para receber, nos próximos meses, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, que fará a primeira visita a Santa Catarina. A prefeita de Hefer Valley Galit Shaul já manifestou o desejo de conhecer Tubarão oportunamente, mas essa visita ainda depende de fatores de ordem política na cidade-irmã.