A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil iniciou, na quarta-feira (19), a atualização do Plano de Contingência. Este documento orienta as ações em caso de desastres naturais e climáticos, sendo essencial para a organização das respostas a eventos extremos e a minimização dos impactos sobre a população.
O primeiro passo foi uma reunião interna com os servidores da pasta, onde foram traçadas as prioridades para a atualização do plano. O objetivo é garantir que as atividades de resposta sejam mais eficientes, sem sobreposição de recursos e com foco na integridade da população. Além disso, a Defesa Civil definiu que serão realizadas visitas aos pontos de abrigo, que têm papel central no plano, a fim de verificar as condições de cada um.
Rafael Marques, secretário de Proteção e Defesa Civil, explicou que o plano tem validade de um ano e vence no final de março. Para garantir a atualização precisa, foi realizada uma fase preliminar em que as pastas responsáveis pelo plano foram consultadas, bem como os comandos do Corpo de Bombeiros, Exército e Polícia Militar, que fazem parte do grupo de resposta. A segunda etapa consiste na visita a 32 locais designados como abrigos.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.
