Dois professores são selecionados para apresentar práticas pedagógicas do Dehon em Congresso Internacional

Os professores Cleber Corrêa e Daiane de Souza, do Colégio Dehon de Tubarão, foram aprovados para apresentar estudos sobre tecnologias da educação em Madri, em um congresso internacional de desenvolvimento e inovação, que acontece em junho deste ano. Cada professor apresentará seus estudos, aplicados em sala de aula no Colégio Dehon. Os estudos integram os projetos de doutorado dos professores.

Os professores desenvolveram estudos relacionados a práticas pedagógicas aplicas no Dehon, Colégio que oferece vagas desde o maternal até o 3º ao do Ensino Médio. Correa e Souza, com a direção do Colégio Dehon, apresentaram os estudos e falaram sobre o congresso, ao presidente da Fundação InoversaSul, mantenedora do Dehon, professor Valter Alves Schmitz Neto, ao vice-presidente da Fundação, professor Gean Firmino, e aos diretores da instituição.

O professor Valter assumiu o compromisso de garantir a presença dos dois educadores no congresso de Madri. O texto assinado pelo professor Cleber Correa trata do projeto Cientista em Ação, desenvolvido em sala de aula, com as turmas do 2º ano do Ensino Médio. Aqui, os estudantes são desafiados a apresentar soluções a problemas reais ligados ao empreendedorismo e a gestão de negócios, aplicando inovação e criatividade. No final do ciclo, os trabalhos dos estudantes são avaliados por uma comissão julgadora externa, com profissionais de publicidade, da área de TI, e empresários da região.

O artigo científico desenvolvido pela professora Daiane de Souza está alicerçado na realização de um júri simulado. A didática é iniciada com a apresentação de um boneco, que representa a vítima de um crime. A partir desta experiência os jovens, na disciplina de Língua Portuguesa e Redação são estimulados a desenvolver e buscar soluções inovadoras e criativas utilizando a tecnologia do Design Thinking. Esta técnica parte da abordagem que busca solução de problemas de forma colaborativa e coletiva. Os estudantes são colocados no centro do problema para buscar o desenvolvimento de um produto ou solução pra um problema específico.

Conforme o diretor do Colégio Dehon, professor José Antônio Matiolla, “estas técnicas aplicadas nos processos de ensino-aprendizagem estão entre as mais modernas no mundo e são realidade no colégio Dehon. Para o presidente da Fundação, professor Valter Schmitz, mantenedor do Colégio Dehon, “é uma alegria muito grande pela seleção de estudos que qualificam cada vez mais a educação no Dehon. Este é um dos reflexos da formação que a escola busca para nossas crianças. É uma prova de que o Dehon está no rumo certo na busca pela melhor formação humana e técnica dos jovens”.

O professor Matiolla lembra ainda que esta é a segunda avaliação internacional positiva relacionada aos trabalhos do Dehon nos últimos seis meses. No final de agosto de 2023, o Dehon conquistou dois prêmios internacionais do Google. Um dos destaques é o Prêmio de Impacto Social (Social Impact Awards For 2023’s). O segundo prêmio é pela aplicação de tecnologias na educação em parceria com o próprio Google (Google Cloud Customer Awards 2023’s). O destaque foi obtido a partir da implantação da Sala Tech, um equipamento que garante o suporte das metodologias de ensino/aprendizagem com base em ferramentas tecnológicas.

O Dehon, que comemorou 76 anos de fundação no dia 12 de agosto, é a única escola do mundo a receber as premiações.