Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado no dia 2 de abril, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina lançou a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo. O lançamento ocorreu na manhã desta terça-feira (4).
A iniciativa é do deputado Pepê Collaço (PP), coordenador dos trabalhos. “Os casos de autismo têm aumentado no mundo. E é por isso que defendo uma ampla discussão de inclusão dessas pessoas na sociedade, oferecendo uma perspectiva mais humanizada”, destaca o deputado.
O diretor e professor do Colégio Dehon, José Antônio Matiola, compôs a mesa de autoridades. Ele falou sobre o trabalho desenvolvido na instituição de ensino para atender crianças autistas.
“Como diretor de escola eu percebo o sofrimento, os enfrentamentos, as angustias de pais e mães que muitas vezes não encontram as respostas para as suas buscas, para as suas preocupações, e mesmo para aceitar do ponto de visto do próprio projeto de vida que encontraram no seu caminho um grande desafio: ter um filho que apresenta as características e o espectro autista”, comentou Matiola.
No estado, uma a cada 44 crianças tem diagnóstico de autismo. Já no Brasil, a Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 2 milhões de pessoas tenham o transtorno. De acordo com esses dados, o objetivo da Frente Parlamentar do Autismo é apoiar, incentivar e assistir estudos de temas de interesse social e econômico quanto às pessoas com espectro autista.
