Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo é celebrado neste domingo
Foto: Divulgação

Neste 2 de abril, celebra-se o Dia Mundial do Autismo, uma data que busca conscientizar a sociedade sobre os transtornos do espectro autista e promover a inclusão e o respeito às pessoas que vivem com o transtorno. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial tem algum transtorno do espectro autista (TEA), o que representa aproximadamente 70 milhões de pessoas.

O TEA aparece na infância e na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros 5 anos de vida. As pessoas afetadas pelos TEAs frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, variando de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.

Embora algumas pessoas com TEAs possam viver de forma independente, existem outras com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas. As intervenções psicossociais baseadas em evidência, tais como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e de comportamento social e ter um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida de pessoas com TEAs e seus cuidadores.

As intervenções voltadas para pessoas com TEAs devem ser acompanhadas de atitudes e medidas amplas que garantam que os ambientes físicos e sociais sejam acessíveis, inclusivos e acolhedores.

Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Espectro Autista será lançada nesta semana

Com o objetivo de gerar reflexão sobre o assunto e buscar soluções em conjunto para os desafios encontrados, será lançada nesta terça-feira (4), às 10 horas, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A iniciativa é do deputado estadual Pepê Collaço (Progressistas).

“Os casos de autismo têm aumentado no mundo. E é por isso que defendo uma ampla discussão de inclusão dessas pessoas na sociedade, oferecendo uma perspectiva mais humanizada”, destaca o deputado.

Durante o evento de lançamento, os médicos Jaime Lin e Michel Ghisi Callegari, de Tubarão, ministrarão as palestras ‘TEA, o que sabemos?’ e ‘O que devemos saber sobre o autismo’.