Com pensamentos inovadores, que pretendem fomentar a área da tecnologia e inovação em Tubarão, a Fundação Unisul teve um projeto de pesquisa aprovado em um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
A ideia, que vai receber quase R$100 mil de incentivo para sair do papel, é criar uma incubadora em Tubarão. Segundo o projeto, os interessados vão poder consultar assessores e mentores, para que possam desenvolver as ideias.
“A incubadora é um espaço físico que terá salas, equipamentos e materiais, para que todos os inovadores e empreendedores, pessoas que queiram trabalhar com inovação, possam procurar o Centro de Inovação e lá, em um dos andares, ter acesso a isso”, explica o controller de planejamento e projetos da Fundação Unisul, Gean Carlos Fermino.
A incubadora vai ficar no Centro de Inovação de Tubarão, que está em fase final de construção. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, o local deve ficar pronto até o final deste ano, e entrar em operação no começo de 2022.
O secretário de desenvolvimento econômico de Tubarão, Giovani Bernardo, explica que o local tem como objetivo fomentar novas ideias. “O Centro tem dez funções básicas, e o grande ponto é que o nome realmente se efetive, e que ele seja um centro onde o empreendedor possa encontrar tudo aquilo que precisa para desenvolver seu negócio”, diz.
Apesar de ainda não estar funcionando, o Centro de Inovação já tem interessados. Um outro projeto que pode funcionar no local, é direcionado para capacitar jovens para programação de sistemas de informação. A ideia é também da Fundação Unisul, mas ainda está concorrendo na Fapesc com um outro projeto da região Sul.
“É uma demanda que a gente tem na região. Precisamos lembrar que esse foco não é só pra Tubarão, mas sim para toda Amurel. O jovem vai poder estar em outras cidades, pois o curso deve ser de 75 a 90% virtual e cerca de 10% presencial, para que ele possa conhecer as instalações do Centro de Inovação. A Fundação, junto com outros parceiros, vai dar todo o suporte para que ambos os projetos possam ser desenvolvidos no começo do ano que vem”, finaliza Gean.