Governo do Estado lança planejamento turístico para a temporada de inverno
Foto: Roberto Zacarias/Secom

O Governo do Estado lançou um planejamento turístico para a temporada de frio de 2023, que vai do dia 1 de junho até 30 de setembro. O evento aconteceu nesta terça-feira (30), e contou com a presença do governador Jorginho Mello, o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, e demais autoridades.

A criação do planejamento da temporada de inverno em Santa Catarina vem para estender o calendário turístico do Estado, que já possui a temporada de verão. Segundo o governador, a ideia é “explorar da melhor forma as atrações que Santa Catarina tem”.

“Em Santa Catarina o frio dura mais que o calor, temos três das cinco cidades mais frias do Brasil, e até hoje não tínhamos um movimento turístico organizado para divulgar e explorar da melhor forma as atrações únicas que o nosso Estado tem. O próprio catarinense desconhece as nossas maravilhas e acaba preferindo curtir as férias fora. Vamos fomentar o turismo interno e, a partir disso, potencializar a geração de emprego e renda nesse setor tão importante. Justamente por isso criamos uma secretaria específica para cuidar do Turismo”, disse o governador.

O secretário Evandro Neiva reforçou que o reconhecimento do inverno pelo governo serve para várias vertentes. Além do lazer, vai gerar empregos e fomentar o turismo interno.

Nesta época, o Estado possui 140 eventos, tendo uma vasta programação para o público. A Festa Nacional do Pinhão de Lages (2 a 11 de junho), a Festa da Gastronomia Típica Italiana de Nova Veneza (15 a 18 de junho), o Festival de Dança de Joinville (17 a 29 de julho), e a Festa do Vinho em Urussanga (9 a 13 de agosto) são alguns destaques.

“Um gesto inovador, contínuo e evolutivo. Finalmente o Governo de Santa Catarina se apropria e mostra para o mercado o entendimento de que o Estado tem sim uma temporada de inverno. Nós temos o inverno com período maior do que o próprio verão. E nós enquanto Governo nunca nos apropriamos de uma temporada na estação mais fria do ano. No entanto, o Governo do Estado não estava se apropriando disso. Nunca criou de uma maneira governamental uma Estação de Inverno”, disse o secretário Evandro Neiva.

Número do turismo do Estado

Segundo um levantamento feito pela Almanach, houve um crescimento de 20,09% em comparação com 2021 na arrecadação de ICMS nas Atividades Características do Turismo (ACT’s), em 21 municípios mapeados com perfil para turismo de inverno. No ano passado, foram abertas 1.843 empresas a mais em comparação com o ano anterior, e gerando 28,4 mil empregos.

Uma pesquisa realizada pela Fecomércio na Serra Catarinense em 2022 apresentou o perfil dos visitantes na região. Os adultos entre 31 a 40 anos representam a maioridade, com 27,9%, enquanto pessoas de 41 a 50 anos vem logo atrás com 24,9%. A pesquisa ainda revela que a composição do grupo de viagem é feito em 47% por famílias, e 43% por casais.

Os turistas costumam permanecer entre 3 a 4 dias na Serra Catarinense, com uma média geral de gastos de R$ 2.131, gerando um impacto econômico em R$ 608 milhões nesta temporada. Cerca de 62,6% dos catarinenses costumam visitar a serra, seguidos dos paulistas, com 11,6%, e dos paranaenses com 8,8%. Além disso, 82,4% utilizam o veículo próprio e 62,6% dos turistas costumam se hospedar em hotéis.

As principais atividades/pontos turísticos de interesse nesta região foram: belezas naturais, turismo de aventura, turismo de lazer, pontos religiosos, enoturismo e ecoturismo.

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